sábado, 9 de janeiro de 2010

O que é MIOMA ?

Os miomas são formações nodulares que se desenvolvem na parede muscular do útero e muito comumente são chamados de tumores benignos. Vale ressaltar que: Mioma NÃO É CÂNCER e não é perigoso! Todavia, dependendo da sua localização, tamanho e quantidade podem ocasionar problemas, incluindo dor e sangramentos intensos.
O tamanho dos miomas pode variar desde muito pequenos a grandes formações que simulam uma gravidez de 5 ou 6 meses. Dependendo da sua localização na parede do útero, os miomas agrupam-se em três tipos: 1- os "subserosos" localizam-se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. Este tipo de mioma geralmente não afeta o fluxo menstrual, porém, pode tornar-se desconfortável pelo seu tamanho e pressão sobre outros órgãos da pelve. 2- os "intramurais" crescem no interior da parede uterina e se expandem fazendo com que o útero aumente seu tamanho acima do normal. São os miomas mais comuns e geralmente provocam um intenso fluxo menstrual, dor pélvica ou sensação de peso. 3- os "submucosos" localizam-se mais profundamente, bem por abaixo da capa que reveste a cavidade uterina. São os miomas menos comuns, mas provocam intensos e prolongados períodos menstruais.

2 comentários:

  1. e a cirurgia como é o procedimento ea recuperação?

    ResponderExcluir
  2. Post curtinho. Mas tem muito mais sobre mioma. Fazemos uma abordagem bem recheada de informações em nosso website. Passe por lá pra dar uma olhada.

    ResponderExcluir