sábado, 9 de janeiro de 2010

Cirurgia MIOMA

Do ponto de vista genérico, pode-se dizer que existem dois tipos de tratamento cirúrgico: o tratamento radical (histerectomia), que consiste na extirpação cirúrgica de todo o útero, e o tratamento conservador (miomectomia), que consiste na extirpação cirúrgica somente dos miomas.
Como mencionado anteriormente, a histerectomia é a cirurgia universalmente mais difundida e aplicada no ambiente ginecológico. Provoca alívio definitivo dos sintomas e é razoavelmente segura.

Talvez seja por este motivo que continua nos surpreendendo a liberalidade com que se indica uma histerectomia, algumas vezes em pacientes absolutamente assintomáticas ou com sintomas discretos. Com certa freqüência, mulheres que já completaram os seus desejos gestacionais e que realizam um exame ginecológico ou uma ultra-sonografia de rotina e descobrem que são portadoras de mioma são histerectomizadas sem necessidade. Que dizer daquelas que apresentam sintomas evidentes e requerem formalmente de tratamento!
Argumentos do tipo "para que deixar o útero que pode desenvolver um câncer" ou "melhor tirar agora antes que cresça e torne o tratamento mais difícil" ou "a histerectomia melhora a satisfação sexual" têm fundamentado a indicação desta cirurgia mutiladora.
Desconsideram-se assim os aspectos desconfortáveis relacionados a uma cirurgia formal, como a prolongação da estadia hospitalar e da retomada das atividades normais. Além disto, não se enfoca com seriedade a existência de numerosos problemas emocionais relacionados com a perda do útero, pela sua identidade de gênero, como preconizam os defensores dos direitos reprodutivos e da sexualidade, e que merecem toda a nossa atenção.
Ao longo dos últimos dois anos, temos recebido no consultório dezenas de mulheres que vieram procurar informações sobre o tratamento de mioma pela técnica de embolização e que invariavelmente tinham consultado previamente um ou vários ginecologistas havendo sido indicada a histerectomia como forma de tratamento. O surpreendente é que a metade destas, não manifestava qualquer sintoma ou queixa relacionada com a sua miomatose.
Quando necessária, a histerectomia pode ser realizada por via vaginal, laparoscópica ou abdominal, como é mais convencional. Este procedimento cirúrgico requer anestesia geral, demanda três ou quatro dias de hospitalização e quatro a seis semanas de recuperação.
Embora sendo realizada tecnicamente de forma perfeita, a histerectomia pode provocar algumas complicações a médio e longo prazo. Algumas mulheres experimentam alteração na sua sensação sexual e principalmente na qualidade do orgasmo após a cirurgia. Tem sido aventado que durante o orgasmo há contrações dos músculos da parede uterina, o que não mais acontece após a remoção cirúrgica do útero. Tem sido também mencionado que algumas mulheres submetidas a histerectomia apresentam um encurtamento da vagina e diminuição da libido. Estes tipos de complicações que estão associadas às cirurgias pélvicas têm sido responsáveis pela procura de procedimentos menos radicais por parte das mulheres que requerem tratamento para os miomas.
Por estas razões, acreditamos que a cirurgia de histerectomia, em qualquer circunstância, é a última opção para o tratamento dos miomas sintomáticos.

A miomectomia é um procedimento cirúrgico que remove somente o mioma, não todo o útero, preservando assim a capacidade da mulher para engravidar.
Há várias técnicas para realizar a miomectomia, que incluem: a via histeroscópica, a via laparoscópica ou a via abdominal.
A miomectomia por via histeroscópica é utilizada somente para extrair os miomas que se encontram por debaixo da camada interna do útero e se exteriorizam para a cavidade uterina. Não se requer qualquer incisão cirúrgica. O médico introduz um tubo flexível, chamado histeroscópio, através da vagina e colo uterino e, com instrumentos, apropriados extrai o mioma. Este procedimento é realizado geralmente de forma ambulatorial e com anestesia.
A miomectomia laparoscópica é utilizada para extrair miomas que se encontram na porção externa do útero. Pequenas incisões são realizadas na parede abdominal, por onde são introduzidos uma microcâmera de vídeo e instrumentos apropriados para realizar a extração do mioma. Este procedimento é realizado com anestesia geral.
A miomectomia abdominal é um procedimento cirúrgico formal que consiste na realização de uma incisão na parede abdominal para aceder ao útero e uma outra incisão no útero para extrair o mioma. Esta cirurgia requer anestesia geral e demanda três ou quatro dias de hospitalização e quatro a seis semanas de recuperação. Após a extração do mioma, o útero é suturado.
Por ser o útero um órgão muito bem irrigado, a miomectomia pode ocasionar sangramentos intensos que podem carecer de transfusões sangüíneas intra-operatórias. Com alguma freqüência, cirurgias programadas para serem uma miomectomia acabam convertendo-se em histerectomia devido aos problemas técnicos durante o ato cirúrgico.
A miomectomia acompanha-se freqüentemente de bons índices de sucesso para controlar os sintomas, porém, quanto maior número de miomas tiver o útero, menor sucesso terá a cirurgia. Adicionalmente, os miomas podem voltar a crescer alguns meses ou anos após a miomectomia.
Embora a miomectomia tenha sido idealizada para ser aplicada em pacientes que desejam preservar a fertilidade, isto não ocorre em grande parte das pacientes. Aliás, somente uma de cada três pacientes submetidas à miomectomia consegue engravidar após a cirurgia. Na tentativa de preservar a fertilidade, a miomectomia pode provocar bridas e aderências entre os órgãos do abdome inferior e a pelve que ocasionam infertilidade

165 comentários:

  1. Nunca li tanta bobagem junto, eu reslizei a miomectomia por via abdominal, fiquei um dia internada,tomei a anestesia Raqui e não a geral, não tive nenhuma complicação e com 4 meses de cirurgia estou grávida sem nunhum tratamento; não devemos generalizar tudo, cada caso é um caso, a miomectomia não causa infertilidade, como foi falado, enfim, esses comentários são extremamnet pessimistas e ilusórios!! Beatriz/ MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai to passando tbm por isso nossa!! amém flor!!!

      Excluir
    2. Comigo aconteceu o mesmo. Após 6 meses depois da miomectomia por via abdominal (tb tomei Raqui)engravidei, no mesmo mês que parei de prevenir.

      Excluir
    3. Oi Beatriz, bom dia, vou precisar fazer essa cirurgia e estou apavorada, confesso que fiquei alivia quando li seu depoimento, obrigado por tudo. Layse

      Excluir
    4. vou passar por essa cirurgia, estou morrendo de medo, quero muito engravidar

      Excluir
  2. Ocorre risco de morrer em uma cirurgia de miomaa??

    karol/df

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu realizei há duas semanas e quase morri na mesa de cirurgia.

      Excluir
  3. Fiz a miomectomia há 06 dias com a anestesia Raqui, não tive sangramentos e em breve tentarei a gravidez!

    ResponderExcluir
  4. Fiz a miomectomia há 4 meses e espero engravidar em breve!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. vc sentiu a barriga dilatada/inchada? por qtos meses?

      Excluir
  5. fiz cirurgia de miomectomia há 2 anos(2008) e engravidei em 1ano e 4 meses(jul/2009) depois, a recomendação medica foi aguardar apos 1ano de cirurgia, engravidei e estou bem e minha cirurgia foi ótima, sei dos riscos de hemorragia que esse tipo de intervenção traz, minha irmã tb operou e precisou tomar sangue.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho 34 anos e a 7 dias fiz uma miomectomia. A anestesia foi raquidiana, fiquei internada 1 dia e não precisei tomar sangue. Tinha 3 miomas intramurais. O maior media mais de 10 cm. Meu útero já estava com o volume de quase 2000(dois mil) cm3. O volume de um útero normal chega a 90 cm3. A cirurgia foi realizada em Salvador-Ba em uma clínica chamada CEPARH, pelo Dr Hugo da Silva Maia Filho, um médico competente e experiente. Existe mtos sites onde poderão obter informações sobre a clínica e o médico. Escutei de mtos médicos que seria impossível preservar meu útero, mas isso foi possível graças, primeiramente a Deus, que abriu as portas e foi à frente de tudo me levando até um profissional e uma equipe que fizesse disso uma realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, quero agradecer pelo seu depoimento... Procurei o Dr. Hugo Maia, realizei a minha cirurgia e recuperei o meu útero. Deus lhe pague. Grande abraço e benção de Deus!

      Excluir
    2. Carol, quero agradecer o seu depoimento... Me chamo Eliane, tenho 33 anos e vou fazer a cirurgia miomectomia abdominal em Junho/14. Tenho 01 mioma intramural. medindo 11 cm. Meu útero está com um volume de quase 400 cm. Quero muito engravidar...Estou noiva e tenho fé na bondade e misericórdia de Deus que dará tudo certo...Obrigada e que Deus continue te iluminando. Abraços

      Excluir
    3. quanto custou sua cirurgia?

      Excluir
    4. Carol. Também farei com Hugo. Gostaria de falar melhor contigo. É possível.? Bia.

      Excluir
    5. olá boa noite sou de salvador gostaria de saber melhor sobre Dr. Hugo. Vc fez a cirurgia via uterina? foi la no ceparh mesmo? Preciso muito saber, pois estou desesperada.

      Excluir
    6. boa noite ,gostaria do telefone desde dr .e saber valor ,se ele e de SP desde já obrigada

      Excluir
  7. Estou passando por uma situação igual e já procurei varios médico e todos diz que eu tenho que fazer a retirada do meu ultero, mais eu não aceito, pois ainda não tenho e filho e quero ter. Estou preoculpada por que os miomas já estão muito grande, tem com mais de 700cm, só que resolvir procura Dr. Jorge Valente pra ver o que ele me diz. alguém poderia me ajudar sobre esse assunto?

    ResponderExcluir
  8. Dr Jorge Valente é diretor da clínica onde fiz minha cirurgia (CEPAHR) em Salvador. A equipe é competente e acho que vc estará em ótimas mãos. Caso queira conversar sobre o assunto meu e-mail é carol_rsp@hotmail.com. O meu depoimento está acima do seu. Hoje eu estou mto bem e só tem 21 dias que fiz a miomectomia. Escreva p mim. Quem sabe posso te ajudar?! Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  9. a mioma bota emorragia nuito forte

    ResponderExcluir
  10. Estou com dois miomas intramurais um de 7 cm e outro de 5 cm, tive muitas hemorragias a ponto de não poder sair de casa pra nada, não podia nem dormir, pq tinha que trocar o absorvente de meia em meia hora, fiquei com uma anemia muito forte, e por isso precisei ficar internada 5 dias, passei em um médico e ele me receitou primosiston, minha hemorragia sumiu, mas em compensação fez meu mioma crescer de forma muito rápida, tentei engravidar durante 3 anos , sem sucesso, perguntei diversas vezes se não seria bom fazer a retirada do mioma e esse médico dizia que não,que eu sou muito nova,eu já estava deseperada,pq meu mioma estava crescendo e eu tinha muito medo de ter que acabar retirando meu útero, Resolvi procurar um outro médico, e ele me proibiu de tomar primosiston e disse que vai fazer uma miomectomia em mim, e que embora seja muito difícil de preservar meu útero pq o mioma já esta com um volume de 398 cm3, ele me prometeu que embora dê muito trabalho ele vai me operar deixando meu útero. Estou muito feliz e tbm um pouco anciosa!! Por isso gente procurem outras opniões médica!! Não desistam lutem pra preservarem seus úteros!!

    ResponderExcluir
  11. Como que é essa cirurgia de miomectomia, essa anestesia raque dói muito?? Tenho pavor de injeção, e vou ter que fazer uma miomectomia, a cirurgia como que é o corte? Leva muitos pontos? Tem que usar sonda? Qtos dias fica internada? Me ajudem gente por favor estou desesperada?

    ResponderExcluir
  12. gente... as circunstancias não anulam a fidelidade de Deus. ele é fiel.

    ResponderExcluir
  13. Gi disse:
    taty
    Fique calma. se ligue em Deus, porque senão a pessoa pira.
    Deus vai te ajudar. na hora da cirurgia ele estará com vc. o importante é a graça de Deus. sem ela não é possível suportar tamanho sofrimento.
    vamos pedir a Deus para VC NÂO SENTIR NENHUMA DOR.
    vc vai consegui. Depois vc vai nos contar como consegui.

    Nós somos vitoriosas em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sábia tua resposta Gi. Quando vc está numa sala de cirurgia, vc estando em comunhão com Deus, você tem muita paz no coração ! Graças a Deus digo isso por experiência própria. É saber que tinha as irmãs da igreja orando por mim. Só quem tem isso, é que nestas horas sabe o valor que tem. Vale a pena servir a Jesus ! Deus abençoe a cada uma que vai passar por cirurgia.

      Excluir
  14. Brigada pela força!! Confio muito em Deus, e acredito que foi ele quem me colocou nas mãos desse médico, mas independente disso eu estou muito anciosa!! Assim que eu fizer a cirugia eu contarei minha experiência!! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Taty, confie!! Fiz uma miomectomia há 44 dias e estou ótima!! Meu depoimento está um pouco acima. Meu útero estava com quase 2 mil de volume (o normal é até 90) e conseguiram preservá-lo. O mioma maior media 14cm e tinham outros. Todos localizados dentro do útero. Entregue seu problema pra Deus e confie nos médicos e nunca esqueça que é Deus quem vai a nossa frente cuidando de tudo. Abraço!!
    Caso queira conversar um pouco sobre a cirurgia e o pós cirúrgico, meu e-mail é carol_rsp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tenho 30 anos vou ter que fazer cirurgia porque tenho 3mioma o maior mede 1,53 cm

      Excluir
    2. Oi vou fc esta cirurgia e gostaria de saber q pontos leva.

      Excluir
  16. Carol obrigada pelo seu apoio.
    Obrigada por compartilhar conosco sua história.
    Mandei para seu e-mail algumas pergumtas, se puder, me responda.
    Aline

    ResponderExcluir
  17. Carol meu mioma tem 893 de volume, minha barriga até cresceu um pouco.
    A 1ª médica q me atendeu falou q não vai deixar q retirem meu útero pois tenho 26 anos, não tenho filhos e pretendo ter.
    2ª feira vou fazer uma ressonância para saber realmente a localização e o tamanho dos miomas.
    O pior não é saber q vou passar por uma cirurgia, mais sim a infertilidade q pode causar.
    Ler seu depoimento me animou bastante.
    Tenho muita fé em DEUS e sei q tudo vai dar certo.
    aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola carol meu nome e darc vou fazer essa cirurgia de mioma sei que vou tirar o útero , tenho 2 filhas já tomei a raque duas vezes mas tou com medo da minha cirurgia provável mente opero ate marco meu email e darcirarodrigues@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Oi titou o útero? Comi foi a cirurgia?

      Excluir
  18. Carol brigada pelo apoio, te mandei um e-mail!!

    ResponderExcluir
  19. Olá fiz uma miomectomia abdominal há 18 dias, meu útero estava do tamanho de uma gestação de 6 meses, há anos sofria com hemorragias intensas, que me atrapalhavam muito no dia dia, principalmente por ser enfermeira e ter que usar branco, passei por cada uma,hoje estou bem não pretendo ter mais filhos, mas minha médica optou por preservar meu útero já que tenho apenas um filho e 33 anos,fiquei internada 2 dias,um corte um pouco maior que o de cesária,anestesia raqui,tive pouca dor,o meu único problema é que a cirurgia sangrou bastante e estou muito anemica, realizando reposição de ferro endovenoso.Quem precisar ser submetida a esta cirurgia faça uma boa escolha médica e confie em DEUS, pois tudo dará certo.Fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  20. Ola estou com uma guia de internaçao para fazer miomectomia trabalho no hospital q vou fazer a cirurgia to morrendo de vergonha e medo pois....enfim nao sei o q to sentindo e muito estranho quero chorar!!!nao tenho com quem desabafar faço de durona q to tranquila pois minha mae ta com problemas com meu pai TO COM MEDOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  21. eu josiane fis a cerurgia a 42 dias estou sentindo muitos dor mas costas nao sei se e da cerurgia mais a cerurgia esta bem tudo so gostaria de sbr com eu faso para perder peso estou com 90kilo tenho 30 anos e sofro pros ser um pouco gordinha principalmente com o esposo que critica o que faso para perder peso me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só evitar tudo que contem gordura e as quitandas, bolos, salgados, pão etc.
      E faça caminhadas.
      E não coma muito, apenas 2 colher rasa de arroz e uma de feijão um bife do tamanho da palma da sua mão e verduras cruas.
      aprenda gostar de vc se cuida e não liga para o seu marido seja superior e não o agrida.

      Excluir
    2. Primeiramente procure um médico veja se sua gordura não é em decorrente de doenças. O médico vai poder dizer se está apta ou não fazer exercícios e quais deva fazer. Pois dependendo da atividade física você pode piorar a sua situação. Depois de tudo ok. Exercite coma bem e de tudo porém em nada industrializado evite os industriais o resto pode comer desde que seja para saciar a fome.

      Excluir
  22. DETE

    Primeiramente a nossa fé jamais deve ser abalada... e crendo em DEUS tudo é possível ao que CRER... Confesso que fiquei no fundo do poço... mas DEUS concedeu uma esperança com a cirurgia de MIOMECTOMIA... foi um sucesso, foram retirados 4(quatro) miomas o maior já com 8cm e o menor 3 cm... meu útero foi preservado e já estou renovando as forças para começar o tratamento para FERTILIZAÇÃO IN VITRO... realizarei o meu sonho de ser MAMÃE!!!Agradeço primeiramente a DEUS e também a Equipe da Faculdade de Medicina do ABC - Reprodução Humana - Drª Simone ... Em BREVE escutarei o chorinho que tanto sonhei!!! Confiem em DEUS pois para ELE nada é impossível!!! BJS!!!!

    ResponderExcluir
  23. tenho miomas grandes,e tenho que operar,para fazer a retirada dos miomas.Mas o médico me disse que talvez tenho que retirar meu útero,só que tenho apenas 25 anos e não tenho filhos ainda.Eu queria muito preservar meu útero,meu sonho é ser mãe.Mas Deus esta comigo e ele vai me ajudar,fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  24. bom..meu nome é roberta, tenho 30 anos e não tenho filhos..kkk essa semana descobri que estou com multiplos miomas, e o médico quer que eu retire o uterooooo estou desesperada, pois eu não quero isso....vou ver outros médicos, e como nos depoimentos a cima acho que tenho chance de retirar apenas os miomas, pois são varios mais o maior tem 55 mm. e meu utero esta alterado com 536 cm cubicos...vcs acham que tenho chance?? e vcs acham que o uso de remédios como hormonios... pilulas...podem diminuir??

    ResponderExcluir
  25. Olá gente, olha eu de volta, está com 15 dias que fiz minha miomectomia, foi retirado dois miomas intramurais um de 8 cm e o outro de 5 cm, graças a Deus a cirurgia foi um sucesso, meu útero foi preservado, foi feito um corte como uma cesária, perdi muito sangue mais graças a Deus NÃO precisei de transfusão!! Eu tinha pavor da anestesia rack, mas o anestesista me aplicou um sedativo na veia antes e a anestesia rack foi aplicada que eu não vi nada, qto a cirurgia no dia seguinte é um pouco ruim pra levantar pq a cirurgia dói, dá tontura, a gente cria muitos gases,é horrível isso, fiquei com infecção de urina por causa da sonda...Ah tbm tive algumas crises de dor de cabeça mas só durante 3 dias, e tbm dores nas costas, mais os dias vão passando e a recuperação foi progredindo, hoje me sinto muito bem e estou me preparando pra futuramente ser mamãe!! Pensem positivo, lembre-se que a cirurgia embora seja um pouco assustadora, trará o alívio aos sofrimento e complicações que o mioma traz pra vida da gente durante meses ou até mesmo anos, como foi o meu caso, acabando com as hemorragias, dores, anemias, abortos, e etc... Um abraço pra todas

    ResponderExcluir
  26. VOU ME SUBMETER A UMA MIOMECTOMIA.E ESTOU AINDA NA FASE DOS EXAMES ESTOU MUITO ANCIOSA MEU MEDICO
    DISSE QUE VAI APROVEITAR E TIRAR UM POUCO DA MINHA GORDURA ABDMINAL,POIS MINHA BARRIGA CRESCEU MUITO PARESO TER 6 MESES! SERA QUE PODE ISSO?

    ResponderExcluir
  27. POR FAVOR VOCES MULHERES QUE JA PASSARAO POR ESSA CIRURGIA ME DEEM UMA LUZ,SOBRE INFORMACOES.POIS ESTOU MUITO ANCIOSA PARA FAZER ESTA CIRURGIA PARESO TER 6MESES DE GESTACAO,MEU MEDICO VAI APROVEITAR PARA RETIRADA DE UM POUCO DE GORDURA NAO SEI SE ISSO E CORRETO?GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE SER POSSIVEL?MEDICOS,OPERADAS ME DEEM UMA LUZ!!!MEU IMAIL E CARLA_BRANCA_@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  28. Acabei de retirar 36 miomas (um deles com mais de 7cm) e 2 focos de endometriose com o Dr. Michel Zelaquett, a cirurgia foi tranquila, perdi pouco sangue. Tinha pavor da raqui e nem sei dizer o que senti pois estava totalmente "apagada". A recuperação é dolorosa, mas a dor vai diminuindo a cada dia, hoje é o 3º dia e o desconforto já diminuiu bastante. O pior já passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, MEU NOME É ALEXANDRA TENHO 31 ANOS, SEM FILHOS. FOI CONSTATADO 3 MIOMAS, O MAIOR DE 6,6 CM. A MÉDICA QUE FUI,
      QUER FAZER A RETIRADO DO ÚTERO. AINDA NEM TERMINEI TODOS OS EXAMES E SENTI QUE EXISTE UMA PRÉ -DISPOSIÇÃO DOS MÉDICOS POR ESSES PROCEDIMENTO. RECENTEMENTE COMECEI A LER O BLOG DO DR. MICHEL ZELAQUETT E FIQUEI MAIS ANIMADA. SEI QUE A CONSULTA ESTÁ EM TORNO DE 350,00, MAS PRECISO SABER EM MÉDIA, QUANTO CUSTA ESSA CIRURGIA E QUANTO TEMPO DEMOROU PARA FAZÊ-LA. SE ALGUÉM MAIS PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO. FÉ EM DEUS ACIMA DE TUDO.

      Excluir
  29. Olá, fui diagnosticada com 2 peqenos miomas, porem 1 deles me causa hemorragia intensa, a médica esta tentando controlar a hemorragia atravez de anticoncepcional, porem não esta dando muito certo e minha anemia ta avançada. Talvez a medica opte por cirurgia, e foi muito esclarecedor tudo qe li aqi. Tenho 42 anos, 2 filhos, mas se for possivel, prefiro preservar meu utero. Saúde e Paz a todas.

    ResponderExcluir
  30. OLá Meninas, meu Nome é Carol tenho 25 Anos, e descobri que tenho 11 miomas variando de 4,2 até 8,6 cm....Meu útero está com 2029cm bem grande né...rsrsrsr!!!Meu médico não quer tirar meu útero porém a cirurgia será necessaria para retirada dos miomas e deixar meu útero lá quietinho...!!! Tenham fé em Deus sempre...!!P/ ele nada é impossivel...tenho colicas e dores nas costas...Fico feliz em compartilhar!!! E vamos aqui torcer umas pelas outras e divulgar os futuros bebes que vão chegar após o sucesso das nossas cirurgias...!!!Bjos e bom dia!!!

    ResponderExcluir
  31. oii Carol meu nome é Roberta, meu depoimento esta um pouca a cima, não sei quantos eu tenho...mas meu utero também esta grande, na semana que vem vou fazer a retirada dos miomas e um cisto bem grande. Deus é maravilhos e vai nos ajudar, se quizer me mande e- mail robertasou@ig.com.br mas assim que estiver feito mando depoimento neste site. beijoo boa sorte para nos... e vamos umas contar com as outras..

    ResponderExcluir
  32. ja passei po uma cirurgia em abril para retirar o utero e o mioma mas não deu certo estava com grave anemia e meu utero estava 340 resumindo a medica fechou e me receitou a zolatex já tomei 6 e agora vou operar para retirar tudo espero que tudo va bem.

    ResponderExcluir
  33. Olá meninas... descobri a 4 meses q tenho um mioma de 2 cm fiz tratamento com remedio VO mais não adiantou há 3 meses minha mentruação não para de vir...e agora as hemorragias e os coagulos estão intensos,passei pela emergencia e o medico de plantão disse que provavelmente vou ter que fazer uma cirurgia.... não sei o que pensar....pq n sei c no meu caso é uma solução apensar do tratamento n ter tido resultado tenho 24 n tenho filhos.

    ResponderExcluir
  34. oi ..hj faz 5 dias que fiz a cirurgia de mioma e um cisto enorme do meu lado esquerdo. A cirurgia foi um sucesso. foi com anestesia raqui e o corte foi um pouco maior que a cesaria, usei sonda o 1 dia e muito remedio na veia. Foi retirado o cisto com a preservação do meu ovulo e 7 miomas no utero preservando ele ... há meu uter estava com 1156 cm e Graças a Deus esta indo tudo bem. Se quizerem saber mais me mandem e mail robertasou@ig.com.br

    ResponderExcluir
  35. Alguém aqui fez histeroscopia cirurgica? preciso fazer essa cirurgia pra retirada de um pequeno mioma. Moro em Salvador, se alguem puder me ajudar agradeço! email: ildenesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. MEU NOME É MARTA, TENHO 38 ANOS, VOU FAZER A CIRURGIA PARA RETIRAR VÁRIOS MIOMAS NO DIA 07 DE NOVEMBRO, ESTOU MUITO NERVOSA, MEU UTERO ESTA COM UM VOLUME DE 790 CM. SE ALGUÉM JÁ FEZ OU VAI FAZER ESTA CIRURGIA ME AJUDE E.MAIL marta.sp1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. tenho 29 anos vou fazer uma miomectomia, estou com muito medo pois nunca fiz nenhuma cirurgia , meu mioma tem 5cm , mais é submucoso, subceroso e intramural tenho mestruações intenças e a medica resolveu tirar , tenho medo de não poder ser mãe , quero muito ter filhos e meu noivo tambem .

    ResponderExcluir
  38. oi,meu nome é benedita,to com 55 dias de operada de miomectomia,naõ senti nada apos a cirurgia e estou muito bem e feliz por não ter retirado ultero pois pretendo ter filho,

    ResponderExcluir
  39. Carol te enviei um e-mail hoje 22/12/2011

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Carol Deus te proteja de todos os males!!!!

    ResponderExcluir
  41. Queria desejar um abençoado 2012 a todas e dizer que tem sido mto bom compartilhar minha experiência com vcs. Estarei a disposição sempre que precisarem. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  42. oi pessoal,alguma de vcs pode me dizer o que posso fazer? tenho 26 anos tenho quase 3 de casa.a menos de um mes descobri q tenho miomas.meu exame mostra q sao mutiplos os maiores tem 4,2cm,3,8cm,4,0cm nao retornei a medica pois ela esta de ferias,estou pra enlouquecer.mas mesmo assim confio muito em jeova e sei que vai da tudo certo.bjs obrigada.me diga como e feita a cirurgia e se doi e quanto tempo de repouso.

    ResponderExcluir
  43. tAMBEM TENHO MIOMA E ESTOU MUITO PREOCUPADA TENHO 44 ANOS E TENHO FILHOS MAS NÃO QUERIA TIRAR MEU UTERO ELE ESTA MEDINDO 490 MAS NÃO TENHO SINTOMAS MUITO GRAVES SERA QUE DEVO RETIRAR ASSIM MESMO?

    ResponderExcluir
  44. Olá meu nome é Bruna e tenho 27 anos, vou me casar em dezembro de 2012 após 10 anos de namoro, sou professora e sonho em ser mãe, porém em novembro de 2011 meus sonhos foram jogados ao vento, pois tenho um mioma de 705 cm cúbico, e o médico disse que não posso engravidar, tenho entrado na internet e várias mulheres sofrem do mesmo mal que eu, percebo que há um grande descaso na nossa saúde em relação a miomas por não ser um câncer porém os tratamentos são o X da questão, os convênios não estão muito preocupados e procurar tratamentos em hospitais públicos é muito difícil. Ah estou desesperada e só penso nisso, só leio sobre miomas, ai está tão difícil, nem sei mais se vou me casar... Moro em São Paulo, quem quiser entre me contato comigo probruna@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna tenho sua idade e tb vou precisar operar,nao desanime se case sim faca a sua cirugia pois v vai ser mãe sim,tenha fé.Abraço Valeria.

      Excluir
  45. me ajude vou passar por uma cirurgia para retirada de mioma,estou com muito medo. eu tenho 45 anos e meu sonho é ser mãe, se acontecer de eu ter que retirar o útero não sei o que vai ser de mim. por favor lembre de mim em suas orações,ficarei muito triste se isso tudo me acontecer.preciso muito do apoio de vocêsssss....... bjs

    ResponderExcluir
  46. olá meu nome é cleidhy , tenho 28 anos recentemente sofri um aborto de 3 meses e acabei descobrindo q tenho varios miomas e vou me submeter a cirurgia , estou com medo de perder meu útero pois desejo mto ser mae e meu esposo quer mto um filho e passa mta coisa na minha mente medo sei lá de morrer , estou muito nervoso com esta situação q me encontro mais tbm tenho fé em deus e ele va me ajudar como sempre em tudo em minha vida ... abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleidhy, eu tb vou fazer essa cirurgia, tenho 31 anos e quero muito ter filhos, na verdade estava me preparando realizando os exames até que descobri a existencia dos miomas...tb fico pensando num monte de bobeiras, mas não quero perder tempo e marquei a cirurgia para 28/02/2012...coragem e fé em Deus pois dará tudo certo. Depois te conto como foi...abçs. Iza

      Excluir
  47. ola.. preciso de ajuda.. tenho 48 anos.. fiz uma plastica tao sonhada.. a 11 meses.. seio e abdomen.. e meu musculo foi fexado 13 cm.. e agora apareceu um polipo no utero.. tenho ke tirar utero ja fui nuns 4 medicos.. estou com endometriose tb.. e agora.. estou desesperada.. como sera ke vao tirar o utero.. uma medica ker tirar com video mas tem ke inflar.. me ajudem de a opiniao por favor. DEUS ABENCOE A TODOS BJS.

    ResponderExcluir
  48. boa tarde, tenho mioma e vou fazer uma cirurgia só pra tirar o mioma, e vai ser via vaginal, algumas de vcs ja fizeram dessa maneira? estou um pouco triste, mais eu confio muito em Deus. por favor me responde

    ResponderExcluir
  49. Olá, meu nome é Iza e recentemente descobri que tenho 5 miomas, todos subseroso, sendo o maior com 6,5cm3, meu abdomem cresceu bastante e semana que vem dia 28/02/2012 realizarei a cirurgia para a retirada dos miomas, com preservação do útero, pois ainda não tenho filhos. Alguém aqui que fez a cirurgia engravidou logo ou demorou muito? Estou com muito medo e bastante anciosa, mas se Deus quiser dará tudo certo e em breve ficarei grávida, pois é o meu sonho.

    ResponderExcluir
  50. Olá! Gostaria de desabafar um pouco. Tenho 33 anos e escobri que tenho um mioma intramural com componente submucoso do tamanho de 7,3x7x6 cm maior que meu útero. Consultei um ginecologista conceituado que me disse que no caso a miomectomia abdominal seria a única solução, porém há risco considerével de perder o útero. A localização do mioma é muito delicada e sua base se encontra sobre as veias e artérias podendo causar hemorragia que faria com que perdesse o útero. Prometeu dedicação, mas não senti comprometimento em salvar meu útero (não tenho filhos)e falou muito só dos riscos e não da chance de sucesso, embora tenha pesquisado e até hoje não há notícias de ter perdido um útero numa miomectomia. Estou procurando outros médicos e muito aflita, mas este site me ajudou a ter mais esperança. Obrigada a todas que deixaram seus depoimentos pois estão ajudando uma desconhecida a enfrentar o problema! Abraço e tudo de melhor a todas vocês!

    ResponderExcluir
  51. olá!meninas meu nome é eryca moro em bhte e quando decidi engravidar descobri que tinha um mioma enorme submucoso de 10 cm, a principio fiquei desesperada e triste mas Deus me confortou e colocou médicos profissionais e especiais na minha vida, fiz a cirurgia no dia 27/01/2012 e tive alta no dia 29/01/12.Eu fui internada para fazer a cirurgia por video pois no meu ultrasson o tamanho do mioma era 4,8cm e subseroso com intensa captação de fluxo .Na hora da cirurgia o médico teve que fazer o corte de cesária pois o mioma era de 10cm e submucoso mas graças a Deus ocorreu tudo bem....Meu conselho é confie em Deus primeiramente e procure um profissional , pois eu tinha medo de perder o meu utero por causa da possibilidade de ocorrer hemorragia devido a grande quantidade de veias que nele existia.Quero agradecer a Carol pois ela me ajudou muito me esclarecendo dúvidas antes da minha cirurgia no momento em que eu precisava ouvir uma palavra amiga, que Deus abençõe a todos....E lembre-se que em Deus podemos todas as coisas basta ter fé.

    ResponderExcluir
  52. Oi, meu nome e Ana tenho 38 ano tenho 2 filhas e a 6 meses descobri que tenho um mima de 58x54cm no inicio a medica falou que iria só acompanhar pois não TINHA sangramentos muito intensos mas há um més este quadro mudou e tive muito sangramento com coágulos que não parava e muitas dores foi em vários médicos nos pronto socorro e todos indicaram cirurgia, porem passei em uma avaliÇÃO CIRUGICA E A MÉDICA NÃO ME DEU ATENÇÃO, NÃO QUIS NEM ME OUVIR E RECEITOU DOIS REMÉDIOS QUE NÃO ENTENDI PARA QUE SERVE, SAI APAVORADA
    NÃO SEI A QUEM RECORRER

    ResponderExcluir
  53. Carol me responda se puderrrrrrr... deixei o depoimento a cima.. (akela ke fez plastica e agora tenho tirar utero) me de sua opiniao.. sera ke ao inflar abrira o musculo/ bjs obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Amigos da internet, me chamo andrea, e estou muito confusa a respeito de uma cirurgia que vou fazer, nao sei bem o nome dessa cirurgia, pois eu fiz um exame que acusou mioma e sempre quem tem mioma faz cirurgia não é? vou ainda levar pro medico1 e parece que eu ja to ouvindo ele falar1 " vai ter que fazer a cirurgia!!" eu odeiu hospital! será que e ruim essa cirurgia?

    ResponderExcluir
  55. me chamo jouse tenho mioma e estou com 40 anos e não tenho filho preciso me operar para fazer miomectomia; mas tenho muito medo pois não tenho nenhum medico certo , moro em recife alguem pode me ajudar por favor.

    ResponderExcluir
  56. Olá meninas! Deixei meu desabafo no dia 06/03. Bom, gostaria compartilhar que após peregrinar de médico em médico encontrei um excelente médico tanto no profissional como ser humano. Estava desesperada e meu caso era delicado, pois a localização estava afetando outros órgãos, o mioma estava muito irrigado e minha coagulação não era das melhores como apontavam os exames. ERa mais um fator complicador e sabia disso, pois o risco de hemorragia era bem considerável e de perder o útero também. Enfim, decidi fazer a cirurgia no dia 03/03 (terça) e voltei do hospital em 05/04 (quinta) e hoje já estou aqui para contar-lhes que deu tudo certo. O cirurgião conseguiu preservar o útero e me liberou para tentar engravidar já em agosto. Sei que cada caso é um caso, mas como o meu era bem complicado, os médicos me falavam com uma cara nada boa, este último apesar de preocupado se comprometeu a fazer de tudo para preservá-lo e conseguiu! Como este blog me ajudou a ter esperança lendo depoimentos quero poder transmitir isso a vocês. Agradeço a quem teve a idéia do blog também. E como a Érica (dia 08/03) disse confiem em Deus e procurem um profissional competente e que lhes passem tranqüilidade. Que Deus abençoe a todas vocês!

    ResponderExcluir
  57. Agradeço a Deus primeiramente e pela permissão de um milagre. Pari o mioma e No hospital maternidade IPERBA terminaram de retirar. Deus olhou pelas minhas preces e tomei vários chás de uxi-amarelo e unha de gato e hoje estou livre de uma maldição mioma submucoso. Não percam a fé tudo dará certo em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce colocou os mioma pra fora com o cha ou tirou o utero responda

      Excluir
  58. Os depoimentos ajudam a ter esperança quanto a gravidez. Fiz a miomectomia para retirada de 7 miomas, subserosos e intramurais, após biopsia todos os miomas tinham o peso de 38 gramas e o diagnóstico confirmado de endometriose, a cirurgia aconteceu no dia 09/04/2012 e foi tranquila, a anetesia raquiana, não houve sangramento excessivo, fiquei 1 dia no hospital (14:00h no dia 09 e saida no dia 10 as 18:00),por volta do meio dia, no dia 10 retiraram a sonda e após um banho-chuveiro, já estava caminhando pelo corredor do hospital. Digo que os tres primeiros dias senti um pouco de dor, mas nada que seja insuportável. A cirurgia preservou o utero e apesar de ter endometriose grau 3 a médica me disse que tenho chance de engravidar através de fertilização in vitro. Pois em virtude das aderencias provocadas pela endometriose a gravidez natural no meu caso não é possivel. Os pontos foram retirados ontem e a médica me disse que a cicatrização está muito boa. Tenho 38 anos, casada e ainda não tenho filhos, acredito que Deus faz o melhor sempre.
    Dica: Procurem médicos que passem confiança e zelo, e não fiquem adiando algo que tem tendencia a piorar a cada dia. Até essa cirurgia acontecer ouvi 5 opiniões. (1 retirada do utero, 1 tratamento com hormonios, 3 cirurgia) num prazo de 4 anos. Talvez se eu tivesse operado antes o quadro de endometriose seria menos grave.
    Sorte para todas vocês. E daqui a alguns meses espero poder estar falando da minha gravidez. Abraços

    ResponderExcluir
  59. ol MENINAS.. fui operada a a 2 dias fo tirado um mioma e cistos .. nao foi por cirurgia tipo cesariana.. tudo via vaginal mesmo . no primeiro dia estava com tampao no hospital q foi retirado no dia seguinte e nao tinha sangramento nenhum.. dai recebi alta e so prescrição de buscopan si tiver dor.. pois bem hoje começou sair um pouco de sangramento e estou com muita dor minha barriga doi d mais isso é normal? estou preocupada chorando pois ja nao aguento mais isso.. desde d ja agradeço si alguem puder conversar comigo sobre isso

    ResponderExcluir
  60. TENHO 44 ANOS,E HOJE FAZ 10 DIAS QUE FIZ A RETIRADA DO UTERO,AINDA SINTO MUITA DOR,E O MAIS PREOCUPANTE É QUE ESTOU TENDO UM TIPO DE CORRIMENTO,NA COR ROSA CLARO,DESDE QUE SAI DO HOSPITAL TENHO QUE USAR PROTETOR DIARIO,GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM DE VCS TEVE ESSE TIPO DE COISA,SE ALGUEM QUIZER CONVERSAR A RESPEITO MEU EMAIL É SU_S2_ICO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  61. Eu tenho 27 anos e há dois meses foi-me retirado um Mioma do útero, e recuperei bem, em 15 dias já não tinha dores, e correu tudo óptimo, sem corrimentos. Cada caso é um caso, e quero engravidar também! Boa sorte para quem vai passar por essa cirurgia, e boa recuperação a quem já passou. Beijinhos

    ResponderExcluir
  62. fiz cirurgia de retirada de tres miomas pequenos, fiz atravez da hiteroscopia cirurgica,queria saber como fica o local da retirada dos miomas apos a cirurgia? e corre o risco deles voltarem denovo?

    ResponderExcluir
  63. Ola eu fiz miomectomia ha 5 meses e to otima,no começo foi muito doloroso,anseios duvidas e medo rondam nosso pensamento,mas com a graça de Deus correu tudo bem ,eu conheço varias pessoas que conseguiram engravidar depois da cirurgia,se alguem quizer conversar comigo pode me add crisamabraz@hotmail.com...bjks

    ResponderExcluir
  64. Olá meninas, tenho 21 anos e estou com um mioma medindo 5,0 cm, estou muito preocupada, pois não sei como é feito essa cirurgia, uns dizem que é feito como uma cesariana outros no abdômen, uns dizem que é anestesia geral e outros raque, Carol e Taty vc's que já fizeram pode me esclarecer por favor, ah tenho outra dúvida, vou ter que me submeter a um tratamento onde terei que tomar três injeções chamadas zoladex, esse é um tratamento pré-operatório, vc's tiveram que fazer isso também??? Por favor me ajudem. Agradeço. Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. ola eu tenho 36 anos tenho varios miomas meu utero esta com um volume de 370 tdos os medicos que eu ja consultei aqui no piaui disseram que eu tenho que retirar o utero eu tenho um filho mais gostaria de ter outro so que os medicos acham muito arriscado tanto pra mim como para o bebe .gostaria de receber algum comentario por favor pois as veses fico muito preocupada pois sinto dors e as veses ate febre.

    ResponderExcluir
  66. ola, tenho 33 anos e não tenho filhos. Estou sofrendo muito por causa desses miomas, ja pensei até em tirar o utero (ta repreendido em nome de Jesus) fiquei 2 meses sangrando direto, minha Go passou o primolut nor mas ouvi falar que os miomas crescem se tomar ele, e ele é o único que faz o sangramento parar não sei mas o que faço tou desesperada minha consulta é apenas dia 23 de agosto de 2012,

    ResponderExcluir
  67. Queridas colegas,há cerca de 1 mês descobri que estou com 3 miomas;a minha médica falou que eles são todos fora do utero,mas que preciso retira-los antes que creçam e entrem para o utero,mas estou desesperada,com muito medo mesmo!nunca fiz nenhuma cirurgia,tenho muito medo de morrer pois minha mãe tem depressão e precisa muito de mim!por favor orem por mim!tambem se poderem me mandem depoimentos de como foi a cirurgia de vocês,que tipo é melhor e sobre o pos-operatorio!meu emai é gracavan2011@rotmail.com

    ResponderExcluir
  68. ...Lendo esses depoimentos de vcs fico pensando em uma coisa: as que já se submeteram as cirurgias, hje nos passand
    o suas experiências nem todas faceis mas enfrentadas corajosamente,e as que passarão assim como eu estão(tão aflitas e se esquecem que...apesar das dificuldades temos que manter a serenidade)e olha que isso não é fácil. mas o que adianta ficarmos descabeladas com o inesperado? vai somar em quê??? sou enfermeira e trabalho em cti/centro de terapia intensiva.Por tanto ja vi e vejo coisas do alto da velha...mas por que nâo aproveitamos e fazemos tipo um grupo de amigas dividindo as mesmas experiencias ??? seja ela passada ou futuras..assim conversamos e trocamos ideias
    entre nós...todas com certeza tem email,portando nâo será dificil.o que vcs acham? (ja ouviram aquele ditado!? -Nâo cai uma folha no chão sem que Deus permita...A Fé move Montanhas e eu acredito em Deus,,,e vcs deveriam fazer o mesmo...AMIGAS meu email,,,margoterapeuta@yahoo.com.br minha cirurgia será em setembro p retirada de miomas,,,enqto isso vou me preparando valentemente para mais uma etapa de minha vida...contem comigo garotas.e obrigado ao sit por esclarecer tantas duvidas.

    ResponderExcluir
  69. Desobri um mioma submucoso e estou menstruando muito, o problema é que estou muito anêmica e como tenho uma cirurgia de redução de estômago a anemia é meu pior inimigo, estou tomando ferro na veia uma vez por semana para tentar reparar um pouco, mas a menstruação nao para e estou tomando gestinol, devido a essas complicações acho que não me escapo da retirada do útero, alguem com situação parecida para trocar uma ideia?

    ResponderExcluir
  70. Acabei de fazer a retirada de 4 miomas anestesia (raqui) e estou ótima. Fiquei internada 3 dias estou no quarto dia de recuperação e em alguns momentos até esqueço da cirurgia. Meu médico recomendou a tentativa de gravidez após 6 meses e tenho fé em Deus que meu sonho se realizará.

    ResponderExcluir
  71. meu nome é viviane, tenho 36 anos eu também tive que fazer a cirurgia de miomectomia, pois eu estava com 3 miomas sendo que o maior deles era de 3 centimetros,o corte é um pouco maior que a cezariana,a anestesia também é tranquila, ruim um pouco é a recuperação , mais com fé em jesus tudo da certo,hoje tem 7 dias que eu fiz a minha operação,estou mi recuperando bem graças adeus,na esperança de ter mais um filho,pois só tenho um, um grande beijo e boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  72. Tenho 32 anos, sem filhos, muitos miomas, e ja passei por uma miomectomia há 2 anos e os miomas voltaram, meu utero esta bem volumoso, precisarei fazer nova cirurgia. Cheguei a agendar a cirurgia para retirar o utero, mas tive outras opinioes medicas, vou passar por nova miomectomia. Solicito indicacoes de médicos experientes nesta cirurgia, pois minha cirurgia será bem complexa. Fé em Deus sempre.

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de saber qual o preço de uma cirurgia para retirada de mioma na CEPARH?

    ResponderExcluir
  74. OI gente
    Sou Livia, tenho 3 miomas pequenos, ja tenho um filho de 10 anos mais quero ter outro daqui 1 ano mais ou menos, a medica me falou como quero ter outro filho preciso fazer a cirurgia estou com medo de perder o utero ou prejudicar algo em mim,a 1 ano atras nao tinha nada e esse ano a medica disse q eu tinha miomas tenho 34 anos.

    ResponderExcluir
  75. Oi gente,
    Sou Giulia tenho muitos miomas, varios de todos os tamanhos. Ja estou com uma barriga de gravida, minha bixiga esta sendo comprimida devido os miomas. Eu vou fazer uma miomectomia mes que vem se Deus quizer é ele quer. Estou com medo, pois meus miomas estaou enorme passando da altura do umbigo.
    Tenho so 28 anos casada nao tenho filhos.

    ResponderExcluir
  76. Giula.Fé em Deus e dará tudo certo.
    Tenho 29 anos e Fiz a miomectomia no mes passado.A cirurgia foi tranquila,mas a recuperação foi um pouco complicada,mas a melhora se sente com o passar dos dias.
    O ultrasson acusou 3 miomas,porém, no momento da cirurgia foi encontrado 11 miomas entre 0,5 a 6,0cm.
    Da descoberta dos miomas até a cirurgia eu sofri muito, tinha hemorragias frequentes,com coagulos enormes.Por varias vez passei por contragitamentos de ter herroagia nos momentos e horarios mais inesperados como por exemplo no trabalho, dentro do onibus, em festas e confraternizações,dentro da sala de aula etc.Imaginem só,de repente uma colica e a sua roupa completamente suja de sangue era terrivel.Chorei muito, apesar de todo sofrimente eu tinha muito medo de operar pois nao queria perder o meu utero ,graças a Deus isso nao ocorreu.Meu utero esta aqui.
    Tenho a pretensaão de engravidar daqui a uns dois anos e espero que ocorra tudo bem.
    Cris-BH

    ResponderExcluir
  77. Para às que ainda ira operar,segue as informações que aprendi nessa minha trajetoria.
    1. Miomas de até 4 cm podem se operado por laparascopia que é uma cirurgia bem mesmo agressiva.
    2. Ha caso em que o Zoladex nao resolve, miomas intramurais é um desses casos.Eu tinha um mioma intramural tomei o zoladex e nada aconteceu.
    3.Aderencia, é importante falar sobre aderencia c seu Go.Na minha cirurgia a medica utilizou um " medicamento" que encobriu um meu utero diminuindo assim a possibilidade de aderencia.
    Bjus-Cris-BH

    ResponderExcluir
  78. Meninas,
    me chamo Caliane, tenho 29 anos, não tenho filhos e faz 25 dias que retirei 03 miomas. Assim como a maioria, estava muito ansiosa e de certo modo preocupada porque o médico me disse que eu deveria fazer logo a cirurgia para não perder o útero...ficava muito triste só de pensar nesta possibilidade, afinal qual é a mulher que não sonha em ter um filho??
    Graças ao Senhor dos Exércitos, fiz a cirurgia, deu tudo certo. De cara o maior desconforto foi para fazer xixi, sentia muita vontade mas devido a anestesia o xixi saia de poquinho em pouquinho, minha barriga ficou muito inchada porque dá muitas gases, a recuperação é um pouco chata,não podemos fazer nada...Ainda sinto dor no pé da barriga, a barriga ainda ta um pouco inchada más estou colocando compressa de água quente três vezes ao dia. Graças a Deus o corte foi bem próximo à genitália, ou seja, mesmo usando biquine a cicatriz não ficará à vista.
    Tenham fé em Deus, clamem por Ele porque Ele sim pode todas as coisas. Feliz 2013 e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  79. Me chamo Lilian , descobri a poucos dias q estou com 2 miomas um de 9 cm e o outro de 7 cm , meu útero esta com 708 cm , ainda não sei o que fazer pois a médica disse pra eu procurar outro médico q resolva meu caso , visto, que ela não realiza cirurgias desse tipo. Estou muito preocupada pq tenho só um filho e 29 anos e meu marido quer tanto ter uma filhinha .... to com muito medo pq por minhas bases biblicas não quero tomar sangue .... bjos a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é do RJ Lilian???Tenho 26 ainda não tenho filho e acabei de fazer miomectomia e está tudo correndo bem!!!O médico que fez minha cirurgia é o Drº Artur Campos da Paz posso te passar os contatos se vc quiser!!!Ele atende vários planos de saúde!!!Segue aqui o site do instituto http://www.camposdapaz.com.br/
      Tenho certeza que tudo vai dar certo. Bjs

      Excluir
  80. Me chamo Ana, fiz a cirugia miomectomia retiradas dos miomas intramurais do utero, foi um sucesso estou terminando o repouso de 45 dias estou cuase voltando ao trabalho.agradeço muito adeus. por ele ter me dado força para mim superar tudo.isso valeu,17 de dezenbro de 2012.

    ResponderExcluir
  81. Me chamo Thais, foi muito bom ler os comentários de todas vocês pois estou com a minha cirurgia marcada para o dia 25 de Março de 2013 e com muitas dúvidas e preocupações, apesar de saber que cada caso é um caso, é bom ouvir relatos otimistas para nos encorajar, obrigada a todas!

    ResponderExcluir
  82. Ola! Me chamo Cinara, tenho 26 anos,em alguns meses atras decobrir que tenho 3 miomas intra murais, um estar maior que os outros, e o medico me falou que é caso cirurgico. Terei que fazer uma miomectomia, mas antes estou tratando da anemia a qual estar um pouco forte.O medico me falou que fara de tudo para nao retirar o utero...pois desejo ter mais um filho ou dois, que seja a vontade de DEUS!! Ele falou que tenho 95% de chances de nao tirar o utero, mas tem 5% de retirada do utero. Confesso que estou umpouco com medo, nao da cirurgia, pois tenho esperiencias de cirurgia "cesariana" mas de perder o utero!!!! Mas primeiramente confio em DEUS que dará TUDO certo em NOME DE JESUS!!! Estarei aqui de volta assim que eu fizer a cirurgia, pra contar pra vcs!!! Bjs a todas!!!! :)

    ResponderExcluir
  83. bom dia amigas,meu nome é lucilene queria muito que alguem me falase sobre a retirada de utero tenho 39 anos fiz laquiadura a 18 anos, pois tenho tres filhos,mas não sou diferente das outras tbm estou com medo ...um medico me receito deprovera,mas nem tomei pq me falaram que nao resolve ...por favor alguem pode me ajudar, obrigada fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  84. Olá meninas me chamo Geyse tenho 26 anos e fiz miomectomia tem 5 dias!!!Eu tinha um mioma subseroso de 4cm que foi retirado através de cirurgia laparoscópica!!!Operei no RJ com Dr Artur Campos da Paz.Como todas vocês também estou com medo de não conseguir ser mãe!!!Sou casada a apenas 1 ano!!!Mais tenho fé que tudo vai dar certo!!!Na cirurgia foram feitas 3 incisões: 1 pelo umbigo (vídeo), 1 furinho do lado esq perto do ossinho da pelve e uma incisão de 4 cm para retirar o mioma como se fosse uma cesária. Quase não sangrei e meu útero foi preservado.Operei na quarta e saí na quinta pela manhã. Já vim da cirurgia de sonda, pois faz-se necesário nas primeiras 24h repouso absoluto.O pós está sendo bem doloroso, muito gases, não dá pra rir, tussir ou espirrar!!!Onde foi feita a incisão maior está dormente e um pouquinho inchado em cima tipo uma lombada. Queria saber se alguém também ficou assim????Não tinha barriga nenhuma antes da cirurgia!!!Quanto tempo para voltar ao normal???
    Para quem ainda está para fazer a cirurgia se agarre em Deus e tenha fé!!!Tudo vai dar certo!!!Procure um bom profissional!!!Meu médico disse que assim que eu quiser posso engravidar!!!Fiquem com Deus e se cuidem.

    ResponderExcluir
  85. OLÁ,

    Meu nome é Patricia, tenho 41 anos e fiz a cirurgua de retirada de 5 miomas a 23 dias, fiquei 2 dias no hospital, o corte é como de uma cesariana, os pontos secam rapidinho, só a recuperação é um pouco chata, ainda estou sentindo dor e minha barriga esta inchada, mas sei que é só ter paciencia que já me disseram que é assim mesmo...

    ResponderExcluir
  86. Ola Meninas... preciso de uma ideia de vcs que ja fizeram a histeroscopia para retirada de mioma..tenho um que mede 1.5 cm e meu gine disse q e melhor tirar antes que cresça a atrapalhem uma possivel gravidez ou nunca engravidar tipo assim, o que vcs axam devo mesmo passar p essa cirurgia sera feita na alemanha...abracos..

    ResponderExcluir
  87. ola....fiz a cirurgia de miomectomia a um mes , e estou super bem , a cirurgia foi tranquila , tinha um mioma q media 10 cm e era intramural , mas o senhor colocou as maos e meu utero foi preservado, me caso em outubro , e apos meu casamento vou engravidar em nome de jesus...
    meninas não se esqueçam quem trabalha é os medicos , mas quem opera é jesus , não existi impossivel para deus , orem , clamem ao senhor q ele vai operar o milagre , deus não faz a obra pela metade.. se quiserem conversar trocar experiencias esse é meu email joycinha_sants26@hotmail.com , fiquem com deus...

    ResponderExcluir
  88. Boa noite!

    Tenho 31 anos e descobri que tenho um mioma intramural com componente submucoso de 5cm. Fui na Clivale e o médico olhou pra minha cara e mandou eu engravidar rápido e me liberou da consulta. Fiquei muito horrorizada e triste, pois vi que meu útero está com 8cm e o mioma com 5cm. O médico da Clivale ( calçada- Salvador-Bahia) disse que não gosta de cirurgia e muito menos de raio X e ultrassom. Esperei 5horas para ser atendida e no final ouvi essas besteiras. Chorei muito, entrei em depressão, faltei aulas na faculdade, briguei com meu marido, briguei com amigos..fiquei mal psicologicamente. Tentei no CEPAHR, mas só tinha vaga para mais de 60 dias ( não posso esperar esse tempo todo), com 7 dias depois de ter passado pela CLIVALE, fui no HP ( Hospital Português ) e conheci o DR José Carlos Macedo Monteiro entrei na sala dele muito abalada, diferente do médico da CLIVALE ele perguntou como estava minha vida, se eu tinha filhos ( me ouviu antes de mais nada) e eu disse que não tenho filhos e que embora exerça a profissão de Jornalista em uma revista, pretendo ter filho no final do ano que vem ( época em que estarei colando grau na Universidade), ele fez o desenho do mioma e me mostrou a situação. Disse que vai fazer uma histeroscopia ( um exame que detalha tudo sobre o útero) e me passou exames de sangue , urina e Ecocardiograma. E me disse que quer ver com olhos dele como está esse mioma, pois não dá para confiar em qualquer ultrassom ( como eu li aqui) as vezes a ultrassom diz que está com X centímetros e na hora H não é nada daquilo, até porque a qualidade da imagem da minha ultrassom estava horrível ( feito na Clinica Vania Goiyanna) tanto o médico da CLIVALE como o do Hospital Português criticaram a imagem da ultrassom. O médico do Hospital Portguês até agora ganhou pontos comigo quando disse que queria fazer um novo exame para ver a situação deste mioma. Porque tem muitos por aí que quando não negligenciam ( como o médico da CLIVALE, vai logo operando sem repetir o exame e na hora H o mioma está até maior do que o que estava escrito no laudo).
    Já providenciei os exames que ele me pediu, agora no dia 16/04 voltarei no consultório dele para entregar os exames que ele me pediu e ver no que vai dar. Ele me disse que eu só devo perder meu útero na década de 40 ou de 50 ( hahahaha) quando eu estiver ficando velha. O mais engraçado nisso é que dia 16/04 eu faço 4 anos de casada e peço a Deus que não permita que eu perca meu útero e não tire de mim a virtude de ser mãe. Apesar do médico ser bem seguro do que diz, eu fico com medo de acordar e receber a notícia de que perdi o útero na cirurgia.
    Resolvi escrever isso aqui, porque estou muito abalada. Choro todos os dias e a angústia toma conta de mim. Satanás é podre, isso aconteceu justamente quando eu estava me consolidando como jornalista, recebendo elogios pelas minhas reportagens e pelos meus textos. Mas Deus é grande e eu creio que Deus está no controle de tudo.
    Alguém aqui já operou mioma intramural com componente submucoso? pode me contar como foi?
    Gostaria de saber se alguém aqui já ouviu falar no DR Jose Carlos Macedo Monteiro( ele é muito lindo) mas quero saber sobre profissionalismo, alguém aqui sabe de alguém que operou com ele? é bem provável que eu faça a miomectromia no mês que vem a depender do PLANSERV...Abraços e aguardo alguém me ajudar pelo menos com palavras...estou muito mal...

    ResponderExcluir
  89. Olá, descobri em 2011 que tinha um mioma de 6,6 x 5,4 cm, mas não dei importância devido ao final da minha graduação. Em 2012 fiz uma nova ultra e ele aumentou de tamanho 92x89x80 mm ( volume 348,56 cm), ou seja, aumentou de tamanho. Tenho 34 anos e tenho 1 filho de 15 anos, não pretendo ter mais filhos, mas me assusta o fato de retirar o útero. Minha médica disse que pelo tamanho não é possível retirar somente o mioma, o útero também tem que ser retirado e a cirurgia não poderá ser realizada por baixo, somente por cima, como se fosse uma cesariana. Alguém ouviu isso do seu médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do meu médio eu não ouvi isso, mas pelo que pesquisei na internet é bem por este caminho mesmo. Pelo que li Por baixo só se tira o mioma ( a depender do tamanho e localização). Desejo boa sorte! eu estou na luta para preservar meu útero e eu tenho em mente que é sempre bom ouvir outras opiniões. Meu primeiro depoimento está acima do seu e eu consultei 2 médicos, o último me deu mais segurança.
      Bjos ( quando eu fizer minha cirurgira eu volto aqui e digo como foi.
      Isis Nogueira

      Excluir
  90. Olá... Minha esposa acabou de fazer a cirurgia de mimados, foram retirados 7 miomaS... Estou em casa agora, mas estou sangrando... Tipo menstruação forre... Isto é normal??! Alguém pode me responder?

    ResponderExcluir
  91. Olá meninas, chamo-me Marina tenho 34 anos e vivo em Portugal, fiz uma cirurgia de retirada de 2 miomas de 4 e 6cm, há 7 dias tipo cesariana... ainda vou ao medico p retirar os pontos no dia 02-05, tenho muita prisão de ventre muitos gases e dor abdominal, antes da cirurgia praticamente não tinha barriga e agora esta enorme... gostaria de saber se alguém sentiu estes sintomas? a barriga volta ao normal? espero respostas, beijinhos p todas

    ResponderExcluir
  92. Olá gente,meu nome é Mariluce tenho 35 anos , tenho 1 filho de 14anos , tenho um companheiro a 12anos. Bem estou aqui para compartilhar as experiencias com esta situação de Mioma no utero. Estou sofrendo demais, não consigo fazer nada no meu cotidiano, a angustia é muito grande fora as dores nas pernas ,coluna,cabeça e cólicas e para finalizar a situação urinar em pé. Alguém já passou por estes sintomas? estou com a cirurgia marcada para a ultima semana de Maio de 2013,minha preocupação é somente a anestesia Rack. Porque uma ultima que fiz tive muitas dores de coluna e sinto até hoje.Bem estou a 7anos com o mioma, só em tratamentos com anticoncepcionais todo mês,e por final em que não se viu resultado para diminuir usei a Zoladex, que diminuiu mais aumentou muito de tamanho,hoje o mioma esta no volume total de 523cm³.Gente me ajudem nas duvidas sobre esta anestesia , minha cirurgia é retirar o utero.Agradeço desde já muito e que Deus abençõe a todas. Bjossss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariluce eu sou a Marina do depoimento acima... como disse vivo em Portugal e aqui é utilizada uma anestecia Geral, é aplicada nas corrente sanguínea e nos faz dormir durante toda cirurugia. Quando acordei tive algumas dores, a cirurgia correu bem...fiquei no hospital 3 dias. em casa é mais difícil... ainda tenho a barriga mt inchada e mts gases que p mim é uma tortura, o intestino trabalhar assim tao mal. mas o medico disse que é normal, uma vez que numa cirurgia destas mexe com o intestino .já tirei os pontos mas continuo com um penso impermeável a tomar medicação p qualquer tipo de inflamação ou infecção até cicatrizar por completo. Espero ter esclarecido algumas duvidas. Um grande beijinho

      Excluir
    2. Obrigado pelas suas declarações,já ajudou na atenção que vc obteve. Bjos no teu coração. Quando eu fizer a cirurgia eu posto aqui como foi.

      Excluir
    3. Marluce vc fez a cirurgia? Como foi? Mudou alguma coisa no seu corpo?

      Excluir
  93. OLÁ, MEU NOME É ALEXANDRA TENHO 31 ANOS, SEM FILHOS. FOI CONSTATADO 3 MIOMAS, O MAIOR DE 6,6 CM. A MÉDICA QUE FUI,
    QUER FAZER A RETIRADO DO ÚTERO. AINDA NEM TERMINEI TODOS OS EXAMES E SENTI QUE EXISTE UMA PRÉ -DISPOSIÇÃO DOS MÉDICOS POR ESSES PROCEDIMENTO. RECENTEMENTE COMECEI A LER O BLOG DO DR. MICHEL ZELAQUETT E FIQUEI MAIS ANIMADA. SEI QUE A CONSULTA ESTÁ EM TORNO DE 350,00, MAS PRECISO SABER EM MÉDIA, QUANTO CUSTA ESSA CIRURGIA E QUANTO TEMPO DEMOROU PARA FAZÊ-LA. SE ALGUÉM MAIS PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO. FÉ EM DEUS ACIMA DE TUDO.

    ResponderExcluir
  94. Olá! Meu nome é Janaildes, sou de Salvador/Ba, e quero deixar aqui o meu depoimento quanto ao processo que passei até a minha cirurgia para retirada de miomas. Tenho 39 anos, sem filhos e sofri muito na busca de um profissinal (médico) que realizasse a retiradas dos miomas, sem precisar retirar o útero também. Bem, com as pesquisas e leituras que fiz, inclusive dos depoimentos deixados nesse blog, a que mais me ajudou foi o de (Carol), foi mesmo uma ação de Deus! Tive a oportunidade de conhecer o Dr. Hugo Maia Filho, ele atende no CEPARH e no Memorial Itaigara aqui em Salvador. A minha situação clinica era a seguinte, o meu útero já estava com 1 kilo e 400gramas, ou seja, muito grande... Eu sentia muito incomodo, a barriga estava enorme e eu já não podia deitar de bruço, pois, parecia que tinha uma bola na minha barriga. Fui a varios medicos e todos diziam que a saida era retirar o utero... Até que ao chegar a consulta com o DR. Hugo Maia Filho, ele realizou alguns exames e disse que o meu útero poderia ser salvo. Hoje tenho 24 dias de operada, foram retirados 18 miomas (grandes), e o meu útero esta aqui lindo e recuperado. A cirurgia foi grande, mas o Dr. Hugo é mais que um médico, ele é uma grande pesquisador, extremamente competente e comprometido com o paciente. Hoje agradeço a Deus em primeiro lugar, ao Dr. Hugo e a esse Blog. Quem ainda não realizou a cirurgia, tenha forças, chame por Deus e siga em frente... Não ouça a opnião de meia dúzia de médico que iniciou e encerrou os estudos na graduação. Busque profissionais na sua cidade que permanecem em constante estudo, pesquisa... Porque o que tem de médico mediocre (como em todas as outras profissões tbm tem) não é pouco... Obrigada Deus, obrigada Dr. Hugo Maia Filho e obrigada a criadora desse blog... Coragem meninas, se não guardamos dinheiro muito menos vamos guardar doença não é? Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaildes, só hoje vi sua história e fiquei mto feliz de ter podido te ajudar. Dr Hugo é um grande profissional e louvo a Deus por tê-lo colocado em minha vida. Vale a pena sair de longe pra consultar com ele e ter esperanças novamente. Deus continue te abençoando.

      Excluir
  95. oi ...meu nome é Salma .....Alguém fez fertilização in vitro apos cirurgia de mioma do modo convencional? ou seja tipo cesária? Como foi ? Deu certo?
    salmasjc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Gostaria de saber de algum especialista ....o chá de Uxi Amarelo e Unha de gato ....porque algumas pessoas dizem que funcionou?

    salmasjc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. OLA MENINAS SOU A MARIA TENHO 23 ANOS E MORO EM SÃO PAULO.
    E TAMBÉM SOU MAS UMA VITIMA DE MIOMA, GOSTARIA DE SABE DE QUEM FEZ PARTÍCULA QUANTO QUE PAGOU NO TRATAMENTO DESDE A 1º CONSULTA MEDICA AO TERMINO DA CIRURGIA. OBRIGA A TODOS VOCÊS QUE DEIXARÃO OS SEUS DEPOIMENTOS AJUDANDO ESSA POBRES MENINAS DE PRIMEIRA VIAGENS A ESSA CIRURGIA TÃO APAVORANTE QUE É PARA NÓS QUE TEMOS POUCO CONHECIMENTO DO CASO, QUE DEUS ABENÇOE A CADA UMA.

    ResponderExcluir
  98. OLÁ...ALGUÉM PODE ME DIZER QUANTO CUSTA A ANESTESIA.A ALMEIDA

    ResponderExcluir
  99. Gente pelas minhas pesquisas a cirurgia de miomectomia varia de 6 a 12000. Hospital fica perto de 3000. Fora consulta e exames. Mas isso de acordo com as pesquisas q fiz.

    ResponderExcluir
  100. Olá, boa tarde me chamo Valquiria, tenho 32 anos, sem filhos, moro em SP, ha seis meses fui diagnosticada com 3 miomas 2 intramurais 2,6cm e 1,8cm e 1 submucoso 3,8cm (Utero volume 240cm³). Minha médica dizia que não atrapalharia em nada. Mas este quadro mudou ha 5 meses minhas menstruações são fluxos muito intensos e com dores muito forte e uma pressão interna muito grande. Cada mes menstruo duas vezes e cada vez em média 12 dias. Não consigo ter uma vida normal. Depois de passado por 4 médicos. Deus foi na frente e me enviou um anjo, sim um anjo chamado Dr. Francis Helber Possari Juliano no Hospital Santa Marcelina - Itaquera, consulta em 04/02 ele indicou no meu quadro a cirurgia miomectomia, pois a localização do mioma submucoso esta em local com dificil acesso. Ele passou muita tranquilidade e como todo procedimento desse tipo de cirurgia pode ocorrer a perda do útero, ele informou que é mínima mais é para o paciente estar ciente. Ele me pediu mais alguns exames: Sangue, urina, rx torax e eletrocardiograma que irei realizar dia 12/02 e meu retorno com ele e a anestesista é dia 25/02. Não sei qndo será a cirurgia mais estou muito confiante, pois não estou aguentando mais as dores. Coloquei Deus na frente d tudo e ele abriu e abrirá as portas. Estou com um pouquinho de anemia, mais se Deus abençoar e ele ja abençou correrá td bem. Agradeço muito a quem montou este Blog, pois ele ajuda muito em esclarecimentos e até mesmo em apoio moral, pois parece que estamos sozinhas entregues merce. Quando eu operar direi aqui como foi. Obrigada a Deus por tudo e a vcs do Blog bjão se cuidem meninas vamos mostrar que esses miomas são pequenos contra nossa força e o querer de ser mãe.... bjaoooooo

    ResponderExcluir
  101. tenho um mioma subseroso medindo 7.5 e quero fazer a embolização, com qto tempo depois posso engravidar???

    ResponderExcluir
  102. socorro gente eu mim chamo Ildeci tenho 40 anos vou fazer essa cirurgia o médico falou que vai ter que tira Tudo. Meu medo é não ter mais alibido, eu escuto do meu marido que a mulher que tira o útero ficar fria eu tô um pouco preocupada com isso. Tenho vários miomas e meu útero já tá com volume de 264 já tive todos os sintomas de uma gravidez e não quero ter mais filhos já tenho 3. Qem poder mim responda por favor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, não fique preocupada! Primeiro vem a tua saúde. Se cada caso é um caso, mas caso isso aconteça com voce, existem mil coisas para dar aquela apimentada na relação. Deixe Deus tomar a frente de tudo que tudo dará certo. bjão e lembre-se primeiro a sua saúde.

      Excluir
  103. oi, fiz miomec ha 5 meses e ainda sinto a barriga inchada e dolorida, sobretudo a noite. Alguem q ja fez miomec pode me dizer por qto tempo fik inchado? a medica diz q 6meses. mas estou incomodada e quero fz musculação de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, será que isto ão são sintomas do gás que eles colocam no nosso corpo para ver melhor os orgãos. Procure fzr atividade fisica leve, caminhada etc...Vou operar amanhã.. Assim que eu estiver melhor venho aqui te dizer como estou ok.. Bjão

      Excluir
    2. oi, vc é de sp? Como foi sua cirurgia?

      Excluir
  104. Olá, meninas! Sou eu a Valquiria. Então amanhã realizarei a miomectomia abdominal, esta marcado para período da tarde. Não vejo a hora, pois depois de apenas 15 dias sem menstruar desceu novamente e a dor ta insuportável. Assim que eu estiver de alta voltarei para dizer como foi. Bjs a vcs do blog.. amo este blog... bjão fiquem com Deus e que Amanha Deus esteja na sala cirurgica guiando as mãos do médico. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, e aí como foi sua cirurgia? Estou pensando em fazer com esse mesmo médico, vc recomenda?

      Excluir
    2. Sim, ele foi um anjo na minha vida.

      Excluir
  105. Bom dia meninas, Sou eu a Valquiria. Então vim relatar como foi. Pois quando estava pra fazer não achei ninguém que relatasse o acontecido. Realizei a cirurgia no dia 27/03, com anestesia raque, foi tenso a expectativa.kkkkkk Mais a cirurgia foi das 18:20 as 21:30. Acordei quase no fim da cirurgia. Mais ai durmi novamente. Quando o Dr. Francis me chamou avisando que havia ocorrido tudo bem e que havia retirado 4 miomas, que no sábado pegaria alta e que a equipe dele nos dias seguintes iria acompanhar o pós, e disse que no dia do retorno ele mostraria as fotos do mioma e explicaria algumas coisas a mais, até porque estava grog..kkkkk. Bom Ref ao meu Dr. eu só tenho a agradecer, só vi ele na hora da cirurgia e no termino quando me acordou. Bom assim que acordei da cirurgia estava tremendo de mais, tremia mais que vara verde.kkkk fiquei com muito frio mais isso é normal tá..kkkkkkk fui para o quarto era umas 22:30 23:00 horas. A enfermeira me disse para não levantar a cabeça fui durinha igual uma estátua até ser permitido levantar a cabeça. Os medicamentos na veia vinha sempre era tramal depois um litro de soro, depois tramal mais um soro de 1L, logo pela manha acordei estava com sonda do xixi, me deram o cafe da manha. ai tiraram a sonda me colocaram sentada na cama por um periodo logo depois me sentaram na cadeira para tomar banho, tomei banho sentada com minha mae no banheiro só olhando.... Mais ainda continuava a descer um pouco de sangue (menstruação sei la), mas a equipe do Dr. passou e disse que iria descer por um tempo mais depois iria parar. Bom comecei a andar pelo corredor como foi solicitado pelo medico, Quando foi no domingo de manha peguei alta almocei e fui para ksa. Repouso de 45 dias sem pegar peso e sem estripolia . Tomei tandrilax por 3 dias e lisador se sentisse dor, mas só tomei lisador por tomar durante uns 2 dias só. Agora faz 8 dias que operei e me sinto bem.. A consulta de retorno é 15 dias apos a cirurgia, assim que for na consulta volta tambem pra minha casa, pois estou na casa de minha mae pra me recuperar certinho..... Graças a Deus correu td bem e Deus fez 2 milagres em minha vida: uma de ter colocado esse anjo chamado Dr. Francis Helber Possari Juliano e guiar as mãos dele. Eu só tenho a a gradecer a Deus e ao Dr e a equipe dele meu muito obrigada. Agora é só alegria.... uhhu... a minha vida vai continuar normal sem usar por meses absorventes.... TO MUITO FELIZ.. Espero q todas vcs consiga derrubar estes benditos miomas... um colar de beijos pra vcs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquíria,
      Adorei teu depoimento!
      Fico muito feliz que vc tenha vencido essa batalha física e psicológica que é mioma.
      Como vc, também vou retornar aqui para contar os detalhes pós-cirúrgicos :)
      Bjus!

      Excluir
    2. oi, e aí você já fez exames para saber como ficou seu útero?

      Excluir
    3. Olá então, em outubro fez 6 meses de cirurgia, e como o dr disse para eu procurar um medico de confiança para fazer os exames de rotina, então voltei em novembro em um medico proximo a minha casa e ele me pediu varios exames e disse de diante mao que era quase impossivel de eu engravidar .. mas ao retornar no medico com os exames q ele havia pedido ele me pediu mais um pra fazer na hora e para o espanto dele e meu,, estou gravida ... no dia seguinte fiz o ultrasson e esta td bem... esta no lugar certinho o utero esta td bem tbm... estou de 10 semanas....bjão ... deixei meu depoimento logo abaixo... bjs se cuida

      Excluir
    4. ola , meu nome e marcio sou do RJ . minha esposa tem 5 miomas e esta muito dificil pra marcar para cirurgia , estou tentando ver pelo particular, vc sabe qual o valor ? por favor, se souber , ou de alguem , me diz , estamos tentando engravidar , ja fizemos inseminacao in vitro com muito sacrificio ( muito caro) e vamos juntar o maximo pra fazer essa cirurgia e realizar o sonho dela e o meu , ter um filho . sou bombeiro e vou fazer o maximo que eu puder pra isso acontecer . ela ja tem 42 e precisa fazer isso o mais rapido possivel . se puder me ajudar, eu agradeco de coração . meu email e ; hkmarcio@hotmail.com .

      Excluir
  106. Meninas,

    Eu havia postado um depoimento, mas acho que não entrou.
    Bem, em dezembro fui diagnósticada com vários miomas, o maior medindo 06 cm x 05 cm e útero com

    800 de volume, ou seja, tudo muito grande.
    A miomectomia será no dia 24/04, daqui há duas semanas. Estou louca para me livre desse peso biológico

    e psicológico que são esses miomas na minha vida.
    Desde o começo do ano tenho participado de processos seletivos para emprego, mas não passei (ainda)

    creio que justamente por ter esse conflito louco de me empregar e ter que fazer essa bendita cirurgia, pois

    não posso ficar esperando.
    A médica diz que vai tentar preservar meu útero e que assim seja, mas também estou bem consciente dos

    riscos.
    Meninas, não esqueçam de conscientizar outras mulheres sobre os riscos do mioma e que consultem

    periodicamente o genicologista para que elas não passem por esse momento difícil.
    Digo momento difícil, mas também sou consciente que comparada a tantas outras situações de saúde, meu

    problema nem é tão preocupante e às vezes me acho ingrata por não agradecer a Deus por ter algo que

    sei que dentre em pouco estarei curada e capaz de tocar a vida pra frente.
    Estou orando para que essa cirurgia seja um sucesso!
    Para quem quiser entrar em contato: adrib.psic@hotmail.com
    Retorno para contar como foi tudo.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá vou colocar outro depoimento e esse é massa..... dá uma olhada!!! bj

      Excluir
  107. Olá meninas!! Sou do Rio e tenho 29 anos, Deus fez um milagre em minha vida e quero compartilhar com vocês, a quase um ano engravidei do meu 1º filho, junto com a gravidez descobri os tais dos miomas pois não era só um, então perguntei ao doutor se ia prejudicar minha gestação ele disse que irria depender do meu organismo, enfim na 20º semana de gravidez (5 meses) minha bolsa rompeu e perdi minha filha, tudo por conta dos malditos miomas que comprimiram minha bolsa, foi a pior fase da minha vida. Após isso iniciei o tratamento contra esses miomas pois segundo a médica com eles no meu útero não iria conseguir engravidar e iria perder o bebê sempre! Então após vários exames a médica me disse que com uma cirurgia NÃO CONSEGUIRIA PRESERVAR MEU ÚTERO, e me indicou outros tipos de tratamento, não senti confiança nela, era como se estivesse me empurrando para outro médico. Saí arrasada do consultório chorei muito, só Deus sabe, me senti condenada a nunca ser mãe.
    Então Deus começou a agir, ouvir minhas orações, uma amiga me indicou o seu médico o Dr. Sérgio Alves que com grande dedicação me atendeu e com muito respeito indicou a miomectomia, falou dos riscos mas me passou MUITA CONFIANÇA DE QUE FARIA O MELHOR! E disse mais, que ele iria fazer o meu parto futuramente! Saí radiante do consultório, firme que minha cirurgia iria dar certo! E DEU! Faz apenas 12 dias que operei não tirei meu útero e ainda descobri que estava também com cistos nos ovários que ele operou e deu tudo certo! Olha meninas eu sei que é difícil mas pense na saúde de vocês em primeiro lugar, procurem médicos experientes e dispostos a ajudar que amem a profissão, e o fundamental CONFIEM EM DEUS! Agora,, segundo o médico, vou poder tentar engravidar daqui a 6 meses! Eu e meu marido estamos muito felizes e gratos á Deus e ao Dr. Sérgio Alves e sua equipe. Fiquem bem meninas. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola , meu nome e marcio sou do RJ . minha esposa tem 5 miomas e esta muito dificil pra marcar para cirurgia , estou tentando ver pelo particular, vc sabe qual o valor ? por favor, se souber , ou de alguem , me diz , estamos tentando engravidar , ja fizemos inseminacao in vitro com muito sacrificio ( muito caro) e vamos juntar o maximo pra fazer essa cirurgia e realizar o sonho dela e o meu , ter um filho . sou bombeiro e vou fazer o maximo que eu puder pra isso acontecer . ela ja tem 42 e precisa fazer isso o mais rapido possivel . se puder me ajudar, eu agradeco de coração . meu email e ; hkmarcio@hotmail.com .

      Excluir
  108. Olá meninas, tb fiz uma miomectomia a 4 dias e venho compartilhar minha experiência c vcs. A principio estou sentindo muitas dores mas nada q n seja suportavel. Minh anestesia foi raque e estou sentind dores nas costas e muita falta d ar. Dá muitas dores embaixo das costelas e o médico diz ser normal mas aos poucos passa.o sangramento é semelhante o da mestruacao um pouquinho maior.a pior fase é o do primeiro dia pos cirurgia pois temos q ficar deitada um bom tempo d barriga p cima sem se movimentar e sem falar p n criar gases. Infelizmente eu n segui exatamente o q o medico falou e sofri as conseguencias. A primeira noite pos cirurgia é horrivel mas com o tempo tudo vai melhorando. Fiquei muit n dúvidas d fazer ou n. Mas hj vejo q foi a melhor decisao q jactive em minha vida. Tirei 8 miomas. Tenho 37 anos 10 anos fazend tratamento p engravidar e nada. Hj to muito esperançosa. Entreguei meus problemas n maos de Deus e sei q ele esta olhando pra min e p todas q junto comigo estao passand ou irao passar por iso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola , meu nome e marcio sou do RJ . minha esposa tem 5 miomas e esta muito dificil pra marcar para cirurgia , estou tentando ver pelo particular, vc sabe qual o valor ? por favor, se souber , ou de alguem , me diz , estamos tentando engravidar , ja fizemos inseminacao in vitro com muito sacrificio ( muito caro) e vamos juntar o maximo pra fazer essa cirurgia e realizar o sonho dela e o meu , ter um filho . sou bombeiro e vou fazer o maximo que eu puder pra isso acontecer . ela ja tem 42 e precisa fazer isso o mais rapido possivel . se puder me ajudar, eu agradeco de coração . meu email e ; hkmarcio@hotmail.com .

      Excluir
  109. Ola meninas. Fiz a cirurgia para retirada de dez miomas intramurais por fia aberta, dois miomas maiores e os demais pequenos. Ja se passaram 20 dias. Estou otima mas ainda sinto pequenas colicas e dolorida nanregiao acima do corte. Nao tive nenhuma complicacao durante nem no pos parto. Gostaria de saber quando vcs iniciaram a atividade sexual de vcs. Pois eu com duas semanas mantive sexo oral e com 19 dias mantive sexoanal de ladinho e com muito carinho. Sera que mesmo assim faz mal?

    ResponderExcluir
  110. Olá, sou eu a Valquíria. Em março havia operado de miomas, retirei 5 miomas submucosos como disse no depoimento acima.... depois de 6 meses da cirurgia fui a um ginecologista ( q não era Dr. Francis) para fazer exames de rotina e e ele havia me pedido vários exames e disse com todas as letras que era quase impossível eu engravidar, pq minhas tubas estava obstruidas e a contagem de espermas do meu marido estava abaixo do normal. Bom fiz os exames que ele pediu e ao retornar no medico dia 15 de dezembro 2014 ele me pediu outro exame pq minha menstruação estava atrasada, poderia ser de nervoso, mas para o espanto dele e meu.... Recebi a notícia que estou grávida. hj estou com 10 semanas de gravidez. Estou super feliz... Recebi um presente de Deus . Não importa o que os médicos falem..... na verdade quem sua vida sempre estará nas mãos de Deus.... Agradeço muito ao meu anjo Dr. Francis por realizar a cirurgia e agradeço a Deus mais ainda por guiar as mãos do Dr. Francis!!!! O outro ginecologista que passei a pouco tempo só disse o resultado que ele viu nos exames e não viu a presença das mãos d Deus nas nossas vidas. Então meninas confiem em Deus que ele tudo fára, e fára o melhor pra nós.... bjão ... Só deixo meu depoimento para vcs saberem que por Deus tudo é possível....Bjão e bora lutar de cabeça erguida contra esses miomas... somos mais fortes juntas ........ Bjão se cuidem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquiria eu gostaria de conversar com vc a respeito do dr Elber vc teria um email seu para me passar se no for atrapalhar kkk?

      Excluir
  111. Meu nome e Sol tenho 41 anos tenho duas filhas eu estou com mioma ela esta com 3,5X2,2cm sub seroso com volume de 153,9cm sinto muitas dores as vezes sangro muito quando n sangro muito todas as vezes que vou ao banheiro coloco pedaços de sangue minha ginecologista disse que acharia melhor eu fazer histerectomia, isso e certo ou errado

    ResponderExcluir
  112. Olá meninas, há três meses descobri que estou com um mioma enorme que me causa hemorragias intensas com coágulos, e também estou com anemia. O ginecologista disse que que tenho que fazer a cirurgia uterina e que provavelmente vai ser preciso a retirada do meu útero. Tenho 40 anos, estou noiva e não tenho filhos. Quanto a ter filhos meu noivo e eu já decidimos que não vamos ter. Estou com receio da cirurgia, em caso da retirada do útero se a mulher perde o libido sexual e também a menopausa que vem mais rápido. Também estou preocupada se vou perder muito sangue, pois não quero receber transfusão de sangue. Os comentários me ajudaram muita, e tenho fé que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  113. Olá fiz a vídeo laparoscopia e a miomectomia a três dias, fiquei três horas em cirurgia tomei a anestesia geral, foram retirados dois miomas por uma abertura no Abdomen de cerca de sete centímetros e outras duas incisões uma no umbigo e outra do lado esquerdo perto do osso dá pelve, além de dois focos de endometriose um nos ovários e outro no reto, estou me recuperando bem, não houve complicações durante a cirurgia a Dra que fez q minha cirurgia me deixou bem calma, estou dolorida, inchada e com gases o que é normal, mas graças a Jeová é a Dra Daniela fiquei mais perto do meu sonho de ser mãe, passei por duas gestações que não se desenvolveram , tentei vários ciclos com indutores mas não engravidei, agora as minhas esperanças se renovam.

    ResponderExcluir
  114. Olá meninas Boa noite! Meu nome é Maria li todos os depoimentos amei! Moro em Brasília tou c mioma de 7cm tenho dois filhos.gostaria de fazer a retirada do Lutero mesmo mas tenho medo alguém que fez a retirada pode me explicar? E preços e médico em Brasília alguém pode me indicar?bjos a todas.meu Whatsapp 61993504437.

    ResponderExcluir
  115. Olá! Quero deixar aqui meu comentário, pois comentários lidos na internet me ajudaram muito nessa difícil situação. Tenho 40 anos e há 2 meses fiz cirurgia aberta onde foram retirados 8 miomas e muitos focos de endometriose. Há um bom tempo convivo com miomas. Descobri em 2010 , uma médica disse que estava pequeno e que era melhor tentar engravidar. Como não era o momento certo adiei e os miomas cresceram rapidamente. Em 2012 iniciei tratamento com Zoladex para diminuir e fazer cirurgia. Diminuíram e no dia da cirurgia (em 2013) a médica me falou que era difícil manter meu útero pois tinha miomas intramurais (eu tinha todos os tipos de mioma) e já que estavam pequenos era melhor tentar engravidar. A gravidez não aconteceu, os miomas voltaram a crescer, passei por vários médicos sem nenhuma esperança de cirurgia com intuito de preservar o útero. Já com muita anemia, mesmo sendo medicada, e com períodos menstruais sofridos de 15 dias, passando por Teixeira de Freitas interior da BA ouvi sobre uma médica especialista em endometriose(até então nem sabia que eu tinha endometriose o que só foi descoberto na cirurgia). Pesquisei sobre a médica na internet, vi que era bem qualificada. Ela me explicou que eu poderia perder o útero, mas faria o possível para preservá-lo. Fui pronta para o que fosse possível fazer. Antes da cirurgia fez reserva sanguínea e como perdi muito sangue necessitei das 2 bolsas reservadas. No mais tudo correu bem, ainda estou em recuperação.

    ResponderExcluir
  116. Olá! Tenho lido os comentários e encontrando coragem para passar pela histerectomia total com tranquilidade. Tenho 47 anos e não tenho filhos. Com esta idade seria um risco para mim e para um bebê engravidar a esta altura da Vida.
    Meu útero no ultimo utrassom está medindo 2.012 cm cubicos mas o cirurgião, de apalpar meu abdomen disse que com certeza tem mais de 3.000 cm cúbicos. Também tenho anemia. Torcendo para ser forte como vocês e passar pela cirurgia com coragem e força, para recuperar a saúde a muito perdida... cirurgia em 21/11/2017 no PS Tatuapé (SP-Capital) com a equipe do Dr. Luiz Arakaki .
    Eliane - São Paulo Capital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Como foi sua cirurgia?foi pelo SUS? Estou desesperada procurando atendimento aqui em SP

      Excluir
  117. Olá, meu nome é Sara, eu passei por uma miomectomia no dia 8/11/2017, eu já havia passado com vários médicos e todos diziam que eu estava com o útero muito grande e por isso teria que fazer uma histerictomia, tinha 4 miomas grandes, fiz uma bateria de exames e todos os resultados indicavam que não teria como preservar o útero. O tempo foi passando e eu me convenci que seria o melhor pra mim, e não via a hora de me livrar de todo o sofrimento que os miomas estavam me causando, sentia dores, mesmo tomando anticoncepcional continuo para evitar a perda de sangue, tinha uma menstruação constante, usava absorvente noturno o todo e mesmo assim muitas vezes passei vergonha com a roupa suja, mau conseguia segurar a urina porque eles estavam comprimindo minha bexiga, tinha dificuldades para evacuar, minha barriga era enorme, parecia estar gestante de uns 8 meses, enfim...
    Me internei no dia 6/11/2017 para fazer a histerictomia, passei por todo cuidado necessário para a cirurgia e na manhã do dia 8/11/2017 fui para o centro cirúrgico, tomei a anestesia e um calmamente pois estava bastante nervosa, a cirurgia durou em torno de 3:30, ainda dopada ouvi o médico falando pra mim, que não teve coragem de retirar meu útero, pois estava com 36 anos e nunca engravidei, disse que retirou todos os miomas e preservou o útero, fiquei meio chateada, pois tenho medo de voltar a desenvolver outros miomas e ter que passar por tudo novamente, mas depois agradeci pela atitude dele, pois só Deus é quem sabe de todas as coisas. Fiquei internada mais 4 dias apos a cirirgia, senti muitas dores nos primeiros dias após a cirurgia, mas sempre era medicada, fiquei quase dois meses com o intestino desregulado, tudo que comia me dava cólicas terríveis e vontade forte de ir ao banheiro, ia ao banheiro umas 10 vezes no dia, mas nada do que vivi após a cirurgia se compara com o sofrimento que passei com os miomas, se tivesse que fazer faria tudo de novo. Após 2 meses voltei a trabalhar, me sinto ótima. Ainda tenho um inchaço no abdômen, não tenho muita sensibilidade em parte da barriga e na área pélvica, mas isso é normal, vai voltar ao normal com o tempo.
    Só sei dizer que estou muito feliz em ter minha saúde de volta.
    Não tenham medo da cirurgia, tenham medo da doença.

    ResponderExcluir
  118. Estou a 6 dias de uma miomectomia; com barriga inchada um pouco de alto relevo acima cirurgia mas já falei com a médica!! Falar que é fácil não é fácil não é um monte de sentimentos uma mistura de medo ansiedade seguido de dor após a cirurgia e uma sensação de alívio esperança de que não vou mas sentir tudo aquilo que sentia antes pra que vai passar a melhor coisa e pedir a Deus ouvi realmente das pessoas que amamos tudo que nos faz bem!!

    ResponderExcluir
  119. Alguém já ouviu falar sobre mioma parido?

    ResponderExcluir